quinta-feira, 16 de abril de 2015

Medula e gânglio espinhal

Localização: Interior do canal vertebral. 

Aumento: 50x
 Coloração: Tricrômico de Gomori
Descrição: Observam-se dois cortes, um de gânglio espinhal e outro que corresponde à medula espinhal, caracterizada por apresentar duas regiões diferentes. A parte mais central é formada pela substância cinzenta ( representada por a) que se apresenta em forma H ou de borboleta. Circundando a substância cinzenta, está a substância branca ( representada por *) que, por sua vez, apresenta-se menos corada devido à presença da bainha de mielina envolvendo o axônio dos neurônios. 





Aumento: 200x
 Coloração: Tricrômico de Gomori



Aumento: 400x
 Coloração: Tricrômico de Gomori
Descrição: Substância branca, ela é formada por fibras nervosas mielínicas ( representadas por a ) que, na preparação, foram cortadas transversalmente. Os pontos escuros dentro das áreas claras são os axônios ( representados por b ) que estão envolvidos pela imagem negativa da bainha de mielina ( representada por c ). 



Aumento: 100x 
 Coloração: Tricrômico de Gomori
Descrição: Neurônios ganglionares na região do gânglio.



Aumento: 400x 
 Coloração: Tricrômico de Gomori
Descrição: Neurônios ganglionares são células grandes e esféricas, têm o citoplasma hipercorado, o núcleo ( representado por a) é arredondado e vesiculoso. O nucléolo ( representado por b ) pode ser identificado facilmente, pois corresponde a um grão bem corado no centro do núcleo. Embora o limite dessas células não seja nítido, pode-se imaginá-lo pela presença das células satélites ( representadas por c ) que são células menores, que estão dispostas em volta das células ganglionares delimitando-as. As células satélites apresentam o núcleo corado e esférico. O citoplasma desses neurônios apresenta granulações coradas em azul, que correspondem aos corpúsculos de Nissl (retículo endoplasmático rugoso 'representado por d'). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário