terça-feira, 14 de abril de 2015

Diversos órgãos- sistema histocitário

Sinonímia: Sistema fagocitário 
Localização: Diversas partes do corpo humano


Aumento: 50x
Coloração: vital pelo azul de tripan e coloração histológica pela safranina
Descrição: Corte de pele (representado por a).  O epitélio é representado por uma faixa pouco espessa, corado de rosa claro. Não existe camada de queratina. Os folículos pilosos, local onde nascem os pelos (representados por b), são estruturas grandes, geralmente alongadas, foram coradas em rosa e estão espalhadas pelo tecido conjuntivo (representadas por c). No tecido conjuntivo os macrófagos, células azuis (representadas por d) e os mastócitos, células vermelhas (representadas por e).
Função: Fagocitar .



Aumento: 400x
Coloração: vital pelo azul de tripan e coloração histológica pela safranina
Descrição: Tecido conjuntivo grande quantidade de vasos, fibras colágenas e algumas células. Os macrófagos (representados por a). Estes são células grandes, coradas em azul e que apresentam o formato variável. Nesse tipo de preparação, dificilmente pode-se visualizar seus núcleos, pois essas células apresentam o citoplasma repleto de gotículas de corante fagocitado, que podem encobrir o núcleo. Os mastócitos (representados por b) são células globosas, grandes e com o citoplasma repleto de grânulos que se coram em vermelho. Seu núcleo é difícil de ser identificado



Aumento: 50x
Coloração: vital pelo azul de tripan e coloração histológica pela safranina
Descrição: Este é o corte de fígado. Em menor aumento observa-se a veia central, espaço branco com luz irregular (representado por asteriscos), região na qual as fileiras de hepatócitos, correspondem a maior parte do corte, são os cordões corados em rosa. Os capilares sinusoides, delgados espaços brancos entre os hepatócitos (representados por setas) confluem. 



Aumento: 200x
Coloração: vital pelo azul de tripan e coloração histológica pela safranina
Descrição: Cordões de hepatócitos são estruturas tortuosas que estão interligadas.  Não é possível individualizar cada célula (hepatócito) e nem visualizar seus núcleos. Nos capilares sinusoides (representados por asteriscos) estão localizados os macrófagos fixos (representados por setas). Os macrófagos são células que têm o citoplasma repleto de corante fagocitado, portanto, facilmente visualizados, pois estão corados em azul. No fígado, eles recebem o nome de células de Kupffer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário