quinta-feira, 16 de abril de 2015

Tecido muscular estriado esquelético

Localização: Constitui a maior parte da musculatura do corpo. 

Aumento: 50x 
Coloração: HE (hematoxilina e eosina)
Descrição: Observam-se os envoltórios do músculo. O músculo apresenta três envoltórios que são formados por tecido conjuntivo. A camada mais externa que envolve todo o músculo é chamada de epimísio, (representado por a) essa é formada por tecido conjuntivo denso que está corado em rosa mais claro. Do epimísio partem finos septos de tecido conjuntivo frouxo denominado perimísio (representado por b), que se dirigem para o interior do músculo, dividindo-o em feixes. Pode-se dizer que o perimísio é o tecido conjuntivo frouxo que envolve cada feixe muscular, nele pode-se encontrar vasos e células do conjuntivo. Por último, tem-se o endomísio, que é o tecido conjuntivo frouxo que envolve cada fibra muscular. Este, não se cora muito bem em HE, e não é necessária a sua visualização na lâmina.
Função: Proteção do esqueleto e movimentação através das contrações musculares. 





Aumento: 200x 
Coloração: HE (hematoxilina e eosina)

Descrição: Observa-se que as fibras musculares esqueléticas apresentam-se como estruturas arredondadas, bem próximas uma das outras. Note que os núcleos (representado por setas) estão na periferia de cada fibra. É comum visualizar uma fibra contendo dois ou mais núcleos, pois as fibras esqueléticas são multinucleadas. Pode-se perceber também que o citoplasma (representados por *) dessas células não são homogêneos, pois apresentam-se repletos de miofibrilas cortadas transversalmente.



Aumento: 200x
Coloração: HE (hematoxilina e eosina)
Descrição: Observam-se, com precisão, algumas estruturas da fibra muscular estriada esquelética. As fibras musculares são alongadas, não ramificadas e não apresentam limites celulares visíveis. Os núcleos (representados por b) estão corados em roxo, são numerosos, alongados e estão na periferia da célula. O citoplasma ocupa a maior parte da célula e está repleto de miofibrilas. Pode-se observar inúmeras estriações transversais ao longo de toda fibra muscular, que são a representação dos sarcômeros (representados por a).


Técnica: Micrografia Eletrônica de Transmissão
Foco: Músculo Estriado Esquelético

Técnica: Micrografia Eletrônica de Transmissão
Foco: A) Músculo em estado de repouso
B) Músculo em estado contrátil




Nenhum comentário:

Postar um comentário