quarta-feira, 15 de abril de 2015

Esôfago

Localização: Sistema digestório

Aumento: 50x 
Coloração: HE (hematoxilina e eosina)
Descrição: Epitélio (representado por a) que corresponde à camada mais superficial, corado em roxo apresentando várias camadas. A região adjacente a ele é formada por tecido conjuntivo (representado por b) e vasos sanguíneos. Logo em seguida, observam-se os ductos (representados por c) e as glândulas, (representadas por d) estruturas arredondadas e/ou alongadas localizadas próximas uma das outras, que se coram de roxo bem claro.
Função: Levar os alimentos até o estômago.




Aumento: 200x 
Coloração: HE (hematoxilina e eosina)
Descrição: Adenômeros, porção secretora, encontrada na forma arredondada ou alongada, na maioria das vezes, apresenta o lúmen estreito, porém visível. Observa-se que as células dos adenômeros são mucosas, isto é, apresentam o citoplasma pouco corado e o núcleo denso, alongado, localizado na porção basal.



Aumento: 200x 
Coloração: HE (hematoxilina e eosina)
Descrição: Na região de tecido conjuntivo, entre as glândulas e o epitélio observam-se os ductos, que, quando em corte longitudinal, apresentam-se com estruturas retilíneas e não ramificados, apresentam o epitélio simples e cúbico. Para cada glândula existe um único ducto que desemboca na superfície epitelial.  Devido a essas características, essa glândula classificada como glândula exócrina simples tubuloacinosa mucosa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário