quinta-feira, 16 de abril de 2015

Osso trabecular

Sinonímia: Osso esponjoso
Localização: Interior dos ossos

Aumento: 50x
Preparação: descalcificação, seguida de coloração em HE (hematoxilina e eosina)
Descrição: Observa-se  que há uma bainha de tecido conjuntivo denso e ordenado, contendo muitas células e fibras de colágeno revestindo todo o osso. Esse envoltório é chamado de periósteo. Observam-se, no interior do osso, as trabéculas (representada por a). Estas são estruturas acidófilas que estão interligadas e podem ser encontradas por toda a lâmina. Entre elas está o tecido mielóide (representado por b), com suas células. As trabéculas são revestidas pelo endósteo (camada de células osteogênicas), representado pelas setas.



Aumento: 200x
Preparação: descalcificação, seguida de coloração em HE (hematoxilina e eosina)
Descrição: Observam-se quatro tipos de células:

  • Osteoblastos em repouso: são células achatadas com o núcleo alongado, estão circundando as trabéculas (representadas por a).
  • Osteoblastos ativos: são células altas e bem coradas que têm o núcleo esférico e evidente. Seu citoplasma é basófilo e se assemelha a pequenas gotas. Estão envolvendo as trabéculas (representadas por b).



Aumento: 200x
Preparação: descalcificação, seguida de coloração em HE (hematoxilina e eosina)

  • Osteoclastos: são células grandes multinucleadas, que estão localizadas na superfície das trabéculas, em um local onde está ocorrendo a reabsorção óssea. (os osteoclastos formam uma região de depressão denominada lacuna de Howship, representadas por c);
  • Osteócitos: estão dispostos aleatoriamente no interior das trabéculas. São células ovoides, que emitem prolongamentos para os canalículos, não são visíveis nesta preparação, (representadas por d). Em volta dos osteócitos, existe um espaço branco correspondente às lacunas. Cada lacuna contém apenas um osteócito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário